terça-feira, 31 de maio de 2011

USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs NA EDUCAÇÃO


Vívia Cléria Joner

No atual campo social, a tecnologia pode ser uma importante ferramenta na transformação do conhecimento, apesar de, ainda ser restrito a uma pequena parcela da população, a informática tem colaborado para viabilizar o acesso de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais à educação e ao mercado de trabalho. Essas novas tecnologias impõem novas formas de ser e estar no mundo, uma nova cultura, novos princípios e valores que mediam a ação da humanidade sobre o seu meio. “Para isto é fundamental entender o novo paradigma da ciência: não basta saber, é preciso saber fazer” (SILVA, 1999 apud SILVA; VIZIN, 2003). Entretanto, apesar do homem depender quase que totalmente das inovações tecnológicas, não se pode desconsiderar que essas inovações dependem, também, das idéias criativas do homem, o que favorece o desenvolvimento técnico, científico e humano.

Sobre isso vale ressaltar as palavras de Rosita Edler Carvalho ao reforçar “[...] a idéia de que a informática e as demais tecnologias de informação e comunicação não apresentam um fim em si mesmas [...]”. São ferramentas que podem melhorar e facilitar o desenvolvimento das pessoas com deficiência, para que possam atingir mais qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, no exercício da cidadania. (SILVA; VIZIM, 2003, p. 67).

Valente (1998), por sua vez, afirma que o computador apresenta importantes recursos que podem auxiliar o processo de transformação da escola, criando ambientes de aprendizagem para a construção do conhecimento, não somente a instrução. Nessa perspectiva é necessário uma mudança na postura das práticas pedagógicas e o que significa ensinar e aprender. Por outro lado, é preciso ter cuidado para que o professor não seja substituído pelas máquinas, na ilusão de que estas podem fornecer todos os subsídios necessários para a construção do conhecimento e a formação do sujeito cidadão. (SILVA; VIZIM, 2003)

A priori, os recursos tecnológicos são importantes ferramentas para avançar em direção às novas metodologias de ensino e de aprendizagem, visto que muitas pessoas podem ser beneficiadas. Porém, deve-se ter o cuidado de que essas ferramentas não sejam uma forma perversa de exclusão. Dito de outra forma, no caso do uso do computador como instrumento de aprendizagem, é necessário cautela para que não se deixe de lado pessoas que não estão habituadas com esses recursos. Todavia, é importante destacar que os profissionais devem ter conhecimento e informação tanto sobre as máquinas, quanto sobre o ser humano.

Neste sentido, convém esclarecer que as tecnologias de informação e comunicação, inicialmente, eram usadas em atividades administrativas para agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente, no que se refere à oferta e demanda de vagas e à vida escolar dos alunos. Somente mais tarde adentraram no processo de ensino e de aprendizagem, porém, como uma atividade adicional, ou seja, aula de informática ou projetos extraclasse.

No entanto, o uso das TICs, principalmente a Internet, contribui para expandir o acesso a informação, permitindo estabelecer novas relações com a aprendizagem que ultrapassam os limites das matérias instrucionais tradicionais. Além disso, favorece a criação de comunidades colaborativas que evidenciam a comunicação e permite eliminar os muros que separam a escola da sociedade (VIEIRA; ALMEIDA; ALONSO, 2003)

Ainda podem favorecer a articulação da escola com outros espaços produtores do conhecimento, como por exemplo, com a universidade, o que pode resultar em mudanças tanto dentro da instituição de ensino básico, propiciando a gestão participativa, colaborar no processo de ensino e de aprendizagem, quanto com a universidade, onde pode haver troca de informações e experiências, que podem resultar em maior qualidade do ensino superior e, consequentemente, na formação dos profissionais da educação.

Desse modo, é mister destacar que as TICs podem ser uma importante aliada no desenvolvimento educacional tanto do pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem, como do técnico-administrativo na organização e atualização dos dados relativos aos alunos e burocracias administrativas. Contudo, importa citar que a escola é um organismo vivo que aprende, usando todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento humano e da própria escola.

SILVA, Shirley; VIZIN, Marli (ogrs.) Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M (org.).Gestão educacional e tecnologia. São Paula: Avercamp, 2003.

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