quinta-feira, 28 de abril de 2011

OS BEM AVENTURADOS DO PONTO DE VISTA DA CRIANÇA DEFICIENTE

Bem aventurados os que compreendem o meu estranho caminhar e as minhas mãos atrofiadas.

Bem aventurados os que sabem que os meus ouvidos têm que se esforçar para compreender o que dizem.

Bem aventurados os que compreendem que, ainda que os meus olhos brilhem, minha mente é lenta.

Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.

Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.

Bem aventurados os que nunca lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.

Bem aventurados os que compreendem como é difícil converter em palavras os meus pensamentos.

Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.

Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora eu não consiga me expressar.

Bem aventurados os que me amam como sou tão somente como sou e não como eles gostariam que eu fosse.

Fonte:

Extraído da publicação “Informaciones para padres de niños y jovenes com necessidades especiales. Serrano, J. A. Marreno, E. Blas. G. C. de San – Mérida – Venezuela – 1989.

Fonte: Revista O Evangelista de Crianças. Ano 48, nº 189, Out. Nov. Dez., 2002. Publicação da APEC

quarta-feira, 27 de abril de 2011

COMO EDUCAR OS FILHOS

A EDUCAÇÃO DOS FILHOS É UMA TAREFA MUITO DIFÍCIL, VISTO QUE NEM SEMPRE PODEMOS TER O CONTROLE ENQUANTO PAIS. MUITOS SÃO OS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NESTA JORNADA. NO ENTANTO, TENTO FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA QUE A PEQUENA HELENA TENHA UMA BOA EDUCAÇÃO DENTRO DE CASA. ÀS VEZES É PRECISO DIZER NÃO E UM NÃO MESMO PARA QUE COMECE A ENTENDER O SENTIDO DA PALAVRA. AINDA É PEQUENA, PORÉM TEM UMA HABILIDADE INCRÍVEL DE ENTENDER E COMPREENDER AS COISAS QUE FALAMOS A ELA. MAS TAMBÉM É COM MUITO AMOR E TERNURA QUE CUIDAMOS DA NOSSA CRIANÇA. ALÉM DISSO QUEREMOS ENSINAR-LHE COISAS QUE NÓS APRENDEMOS QUANDO ÉRAMOS CRIANÇA, E ISSO É BEM DIFÍCIL. TODAVIA, OS PRECEITOS DA VIDA COMO AMOR, RESPEITO E FÉ ESTÃO SEMPRE PRESENTES NAS NOSSAS ATITUDES PARA COM ELA. QUEREMOS QUE A PEQUENA HELENA SEJA FELIZ, SEJA O QUE QUISER. ESSA É NOSSA RECEITA PARA EDUCAR A HELENA: O NÃO E O SIM NA MEDIDA CERTA, NA NOSSA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO.

terça-feira, 19 de abril de 2011

TEMPOS DE CRIANÇA

No interior onde vivia com minha família as coisas eram diferentes e diferentes do que são hoje, lógico. O mundo está sempre em transformação. Na páscoa o "coelhinho" trazia os ovinhos, aqueles feitos com casquinha de ovo e amendoim. Também, às vezes, alguns bombons e balas. A mãe fazia bolacha, cuca e pão com farinha de trigo, pois o pão de cada dia era feito com fubá. Limpávamos toda a casa, o pátio e esperávamos chegar o dia. Na Sexta-feira Santa o almoço era sopa de leite e pão. A tarde participávamos da cerimônia de morte e ressurreição de Jesus Cristo. Não podíamos ouvir rádio, nem falar alto e brincar muito. Era o dia de repousar e se silenciar. No domingo ao acordarmos as cestinhas estavam sobre a mesa, era só alegria. Poucas coisas nelas mas o suficiente para alegrar nossa vida. Depois íamos todos juntos à missa de Páscoa. O almoço era especial, às vezes galinhada, outras um churrasco. Naquele tempo churrasco só no Natal, ou, na Páscoa. A vida era difícil, mas também éramos muito felizes com o pouco que tínhamos. Hoje, as datas como Páscoa parece não ter mais aquele sentido de antigamente. Tudo é voltado ao capitalismo. As pessoas esquecem do verdadeiro sentido dessa data tão importante para nós cristãos. Tempo de refletir e repensar nossos valores, de melhorar como pessoas e como humanidade. Tentamos fazer com que aqui em casa não se perca esse sentido. Os ovinhos simples, e os momentos de fé e religiosidade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PÁSCOA À MODA ANTIGA

OVOS DE PÁSCOA

Como fazer

Primeiro, guarde cascas de ovos. Lave bem por dentro e deixe secar.
Para decorar use papel crepom mergulhado em vinagre e envolva as casquinhas. Deixe secar e retire o papel.
Recheio de amendoim
500g de amendoim cru
2 xícaras de açúcar cristal
1 xícara de água
2 colheres de achocolatado
1 pitada de fermento químico
Coloque tudo em uma panela e deixe cozinhar até secar.
Após esfriar encha as casquinhas e tampe
com papel crepom.

Ovos de Páscoa

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TIJOLINHO DE ABÓBORA


Ingredientes
1 kg de abóbora (aproximadamente) cortada em retângulos pequenos - 1 l de água fria - 100g de cinza limpa ou cal virgem.
Coloque os pedacinhos de abóbora numa tigela cubra com água fria. Coloque a cinza num pano, junte as pontas e amarre com um fio bem firme e mergulhe junto com a abóbora. Deixe repousar por 8 horas, mexendo de vez em quando. Após, retire a água e lave bem os pedacinhos de abóbora.
Calda
4 xícaras de água - 3 xícaras de açúcar cristal - cravo e canela a gosto. Coloque tudo numa panela e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Acrescente a abóbora, deixe ferver por 7 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e guarde na geladeira.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Rosquinha de Polvilho


Ingredientes
3 xícaras de polvilho azedo - 1 xícara de água quente - 1 xícara de leite - 1 xícara de óleo - 1 colher de chá de açúcar - sal a gosto.
Modo de fazer
Coloque 2 colheres de polvilho numa bacia e acrescente a água bem quente. Mexa bem até formar um mingau, se necessário acrescente mais um pouco de água. Acrescente o óleo, o leite, o açúcar e o sal e mexa bem. Em seguida acrescente o restante do polvilho aos poucos, mexendo até formar uma massa lisa e homogênea. Coloque com o auxilio de uma colher a massa em forminhas de empada e asse em forno preaquecido a 250° até dourar levemente. Sirva quente.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TORTINHA DE LIMÃO



Ingredientes:
1 gema - 150g de manteiga - 1 colher de sopa de açúcar - 1 pitada de sal - farinha de trigo.

Recheio
1 1/2 xícara de açúcar - 3 colheres de sopa de manteiga - 3 ovos - suco de 1 limão grande.

Modo de fazer
Para s massa, misture bem a gema, a manteiga, o açúcar e o sal. Junte a farinha e trabalhe até obter uma massa lisa. Cubra e deixe na geladeira por 30 min. Preaqueça o forno. Forre as forminhas de empada com a massa, arrume-as em uma assadeira e asse em forno médio até dourar ligeiramente. Junte todos os ingredientes do recheio e cozinhe, mexendo sempre, até obter um mingau grosso. Deixe esfriar. Retire as tortinhas do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Desenforme-as e recheie com o creme preparado. Deixe as torinhas na geladeira até o momento de servir.
Bibliografia: Mini cozinha.

Brincando com a Prima



Hoje as primas brincaram muito.

FESTA FANTASIA



Simplesmente amo esta minha linda gatinha.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

REVOLTA

Hoje, sem dúvida é o dia da revolta por tudo que aconteceu no Brasil.
Estamos todos abalados com a tragédia na escola do Rio.
Entretanto, minha revolta também é em relação àquelas pessoas que não sabem valorizar o que tem, tão pouco, o que são. Se dizem pessoas boas, que sempre ajudam todo o mundo, olha que o mundo é bem grande. Mas não olham dentre de si e de seus lares, isso se podemos chamar de lar uma casa onde não há respeito. Não se respeita marido, filho e mãe. Falo com propriedade que no caso falta bondade com a mãe que tanto fez por sua filha, mas o que recebe são palavras ríspidas, gritos e grosserias. E no meio dessa "loucura" vive um lindo menino, que está começando a engatilhar, um anjinho. Em meio as crises de loucura da mãe acaba sobrando pra todos que estão por perto. É difícil ver tudo isso e permanecer alheia, calada. É preciso falar. O que ocorre em seguido é mais um desatino, uma tentativa de encontrar uma solução com o psiquiatra, ou outro profissional. Vejo que nada disso resolve se não haver uma mudança no íntimo da pessoa. Perceber que as pessoas em volta estão saturadas de tudo isso, que não suportam mais. Essa pessoa preciso urgente de ajuda de si, e de Deus. Falta o mais importante na vida dessa pessoa: DEUS. Não podemos nos calar diante de um filho que despreza e maltrata sua Mãe. Eu não suporto.

terça-feira, 5 de abril de 2011

EU

O EU está cada vez mais presente nas falas das pessoas. EU fiz. EU sou. EU tenho. EU quero.
Muitas coisas são realizadas em equipe, mas muitas vezes pessoas se apossam de coisas que não são apenas suas. Eu fiz aquele projeto, desenvolvi uma prática que dou certo. Entretanto não contam que várias pessoas participaram e se empenharam para que houvesse resultado. Isso, com certeza é egoísmo, falta de maturidade e sensibilidade para dizer NÓS fizemos. NÓS somos. NÓS temos. NÓS queremos.
Portanto, o NÓS deve ser a palavra presente nos discursos, pois ninguém faz nada sozinho, tão pouco não Ninguém é sem outro alguém.
Diga NÓS sempre que falar para outro.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

MAIS UMA ARTE


Uma linda bolsa de flores para alegrar o dia.

A PÁSCOA SE APROXIMA